segunda-feira, 6 de maio de 2013

A Importância da Leitura II


A leitura frequente ajuda a cria familiaridade com o mundo da escrita. A proximidade com o mundo da escrita, por sua vez, facilita a alfabetização e ajuda em todas as disciplinas, já que o principal suporte para o aprendizado na escola é o livro didático. Ler também é importante porque ajuda a fixar a grafia correta das palavras.
Quem é acostumado à leitura desde pequeno se torna muito mais preparado para os estudos, para o trabalho e para a vida. Isso que dizer que o contato com os livros pode mudar o futuro dos seus filhos. Parece exagero? Nos EUA, por exemplo, a National Children's Reading Foundation (Fundação Nacional de Leitura Infantil) garante que, para as crianças de 0 a 5 anos, cada ano ouvindo historinhas infantis e folheando livros equivale a 50 mil dólares a mais na sua futura renda.

Pesquisa realizada pelas alunas Mickelly Evelin e Graziela Monique, 7ºA.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Escola para todos

Uma escola para todos é aquela que atribui a todas as pessoas o direito de estudar, que defende a inclusão e tolera as diferenças, estabelecendo estratégias pedagógicas para conviver com a compreensão de que diferença não é deficiência. Toda escola é composta pro crianças, jovens e adolescentes, que estão em fase de desenvolvimento, com possibilidades educacionais muito peculiares, estes estudantes estão em umas das fases mais preciosas da estruturação da personalidade e da organização dos padrões de vida.
Temos também que lembrar que o aluno não é somente cérebro, também é sentimento e coração. educar é um ato amoroso, pois o carinho e a dedicação são muito importantes numa sociedade escolar. Ser professor hoje em dia, não se resume a um esforço solitário de aquisição e transmissão de conhecimentos. Em uma sociedade de historicamente exclui ao invés de incluir, é necessário um árduo trabalho para proceder o encontro de alternativas educacionais que conduzam qualquer aluno ao sucesso respeitando as diferenças, sem convertê-las em desigualdades.
Aprender é descobrir aquilo que você já sabe. Fazer é demonstrar que você sabe. Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você. Somos todos aprendizes, fazedores, professores.

Pesquisa realizada pelos alunos Henrique Melo, Marcela Soares, Iasmin Naiscimento, Deyse Thays, Bianca Patrícia, Vivian Cordeiro e Ellen Vieira, 8ºB.

Qual a diferença entre um curso Técnico e um curso Superior? Você sabe?

Muitas vezes nos deparamos com pessoas pagando cursinhos e professores para então poderem passar no vestibular. Podendo assim escolher o tipo de estudo pelo qual irá se dedicar. Esses estudos são vistos de maneiras diferentes pelo mercado de trabalho e avaliando exatamente os critérios para cada tipo de ensino, visualizando qual é o mais bem pago e abrange um melhor nível de empregabilidade no mercado de trabalho.
Assim, então, podemos destacar os níveis técnicos e superiores, onde são dois tipos de educação dadas a futuros profissionais que serão treinados especificamente para o mercado de trabalho.
Os cursos técnicos são para criar profissionais especializados de uma forma rápida em alguma função específica, onde os cursos geralmente duram em média de 1 ano e meio ou até 2 anos, e visam o ingresso imediato no mercado de trabalho, onde tal profissional ganha para desempenhar exclusivamente aquela função que lhe foi ensinada.
Os cursos superiores abrangem mais áreas e têm maior duração e maior aprofundamento. Geralmente duram de 4 a 8 anos, sendo de maior campo, ou seja, o profissional pode escolher em qual área específica irá atuar dentro do seu ambiente de trabalho, e o profissional tem maior poder de decisão e de responsabilidade juntamente por ter maior tempo de duração no curso escolhido.

Pesquisa realizada pelo aluno Gabriel Pereira da Silva, 8ºA.