Uma escola para todos é aquela que atribui a todas as pessoas o direito de estudar, que defende a inclusão e tolera as diferenças, estabelecendo estratégias pedagógicas para conviver com a compreensão de que diferença não é deficiência. Toda escola é composta pro crianças, jovens e adolescentes, que estão em fase de desenvolvimento, com possibilidades educacionais muito peculiares, estes estudantes estão em umas das fases mais preciosas da estruturação da personalidade e da organização dos padrões de vida.
Temos também que lembrar que o aluno não é somente cérebro, também é sentimento e coração. educar é um ato amoroso, pois o carinho e a dedicação são muito importantes numa sociedade escolar. Ser professor hoje em dia, não se resume a um esforço solitário de aquisição e transmissão de conhecimentos. Em uma sociedade de historicamente exclui ao invés de incluir, é necessário um árduo trabalho para proceder o encontro de alternativas educacionais que conduzam qualquer aluno ao sucesso respeitando as diferenças, sem convertê-las em desigualdades.
Aprender é descobrir aquilo que você já sabe. Fazer é demonstrar que você sabe. Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você. Somos todos aprendizes, fazedores, professores.
Pesquisa realizada pelos alunos Henrique Melo, Marcela Soares, Iasmin Naiscimento, Deyse Thays, Bianca Patrícia, Vivian Cordeiro e Ellen Vieira, 8ºB.