Muitas vezes nos deparamos com pessoas pagando cursinhos e professores para então poderem passar no vestibular. Podendo assim escolher o tipo de estudo pelo qual irá se dedicar. Esses estudos são vistos de maneiras diferentes pelo mercado de trabalho e avaliando exatamente os critérios para cada tipo de ensino, visualizando qual é o mais bem pago e abrange um melhor nível de empregabilidade no mercado de trabalho.
Assim, então, podemos destacar os níveis técnicos e superiores, onde são dois tipos de educação dadas a futuros profissionais que serão treinados especificamente para o mercado de trabalho.
Os cursos técnicos são para criar profissionais especializados de uma forma rápida em alguma função específica, onde os cursos geralmente duram em média de 1 ano e meio ou até 2 anos, e visam o ingresso imediato no mercado de trabalho, onde tal profissional ganha para desempenhar exclusivamente aquela função que lhe foi ensinada.
Os cursos superiores abrangem mais áreas e têm maior duração e maior aprofundamento. Geralmente duram de 4 a 8 anos, sendo de maior campo, ou seja, o profissional pode escolher em qual área específica irá atuar dentro do seu ambiente de trabalho, e o profissional tem maior poder de decisão e de responsabilidade juntamente por ter maior tempo de duração no curso escolhido.
Pesquisa realizada pelo aluno Gabriel Pereira da Silva, 8ºA.